terça-feira, 8 de setembro de 2009

UM POUCO DA HISTÓRIA DA CAPELA SÃO JOÃO MARIA VIANNEY*


Tudo começou em 1989, quando o Padre Pedro Mathon comprou uma casa na Rua Monteiro Lobato, no Bairro do Jardim Lobato, com o intuito de formar uma comunidade católica naquele local. Para isso, convidou D.fátima (Coordenadora da Pastoral da Criança, na época) e sua família, para morarem na casa, apoiar na formação da comunidade e a posterior construção da igreja. Contudo, a preparação para a primeira missa durou aproximadamente um ano.

A comunidade foi fundada em 28 de Janeiro de 1990, com a celebração da primeira missa presidida pelo Pe. Pedro Mathon em um galpão onde estavam reunidas, aproximadamente, dez pessoas. A comunidade foi chamada de "São João Maria Vianney", em homenagem ao pároco da cidade de Ars, na França, e também por ser o padroeiro dos sacerdotes.

Quando o inverno chegava, a comunidade sentia a necessidade de concretizar o sonho da construção do templo. As missas celebradas no galpão tinham uma boa participação dos moradores das imediações. Abaixo, seguem as imagens da antiga capela. Do lado esquerdo, pode-se ver um galpão aberto, local onde eram celebradas as missas e os sacramentos da 1ª Eucaristia e casamentos, além de outras atividades como festas da catequese e do grupo jovem, além das edições dos louvores realizados pelo Ministério de Música.


Inicialmente, as atividades se resumiam em: Pastoral da Criança, Círculo Bíblico, Grupo do Terço, Grupo Jovem, Catequese, Missa, além do Estudo Bíblico realizado todo 1° domingo na comunidade e único na Paróquia Nossa Senhora das Dores.

O Círculo Bíblico e a Oração do Terço começaram a partir das primeiras missas. As senhoras da comunidade assumiam os cânticos e ensaiavam todos os sábados à tarde. As novenas de Natal foram iniciadas, ainda em 1990, e eram organizadas por D. Fátima com a ajuda de Rosilda e Jó.

Em 1990, tivemos o apoio do Seminarista Ari. Ele fazia visitas aos moradores nos finais de semana, organizou a catequese e preparou Edmilson e Luciene para serem os primeiros catequistas da comunidade. De 1990 a 1993, Edmilson coordenou o Grupo de Jovens Unidos em Cristo. Em 1994, Jubiratan e Olga assumiram essa coordenação. Entre 1996 e 1998, os padres Heraldo, Miguel e Roberto (na ápoca, seminaristas) atuaram na comunidade nos finais de semana com a catequese e o grupo de jovens.
Todos os meses, D. Fátima participava de reuniões com alguns padres devido a sua atuação na Pastoral da Criança. Por isso, quando Pe. Mathon viajava para a França, Dom Dominique (na época padre), Pe. Gaspar, Pe. Joaquim, Pe. Frederico e Diácono Nelson se revezavam para que tivesse a missa do domingo na capela.

A primeira missa do Dízimo foi celebrada por Pe. Mathon e teve a participação do Missionário Aristides, após comprar o terreno para construção da igreja. Quando o padre informou que as obras seriam iniciadas, ele orientou ao povo da comunidade que estudasse as Escrituras, especialmente o livro de Esdras, para que fossem fortelecidos para as possíveis dificuldades.

Para iniciarmos definitivamente a construção da capela, o padre teve a contribuição de alguns amigos franceses. A partir daí, as obras foram iniciadas e a capela foi edificada em 2005. Em agosto, o Bispo Dom Geraldo Majella celebrou a primeira missa festiva do padroeiro São João Maria Vianney.

Desde o início das atividades, algumas pessoas foram catequistas a exemplo de: Edmilson, Luciene, Jaíra, Neide Lúcia, Cristiane, Marcela, Cátia, Grace, Ricardo, Edson, Marcos, Rodilson, Eliene, Lourdes, Glauber, Eliana, Tatiane, Robson, Iêda, Carlos, Gilneide, Carine, Eliane, Lucinéia, Lucidalva etc.

Também participaram do Grupo de Música: Edmilson, Neide Lúcia, Ana Carla, José Edson, Gilvan, Adalto, Iab, Marcos e Rose. Atualemente, os integrantes são: Carine (coordenadora), Rodilson, Edson, Cátia, Edilene, Robson, Eliane, Everanildo, Marcos Danilo, Diego e Robinson.

Agradecemos, primeiramente a Deus e também ao nosso eterno Pe. Mathon por ter articulado a construção do templo com as doações de pessoas de fé cristã católica, assim como a contribuição da comunidade e dos primeiros dizimistas.

As fotos, a seguir, são da atual capela onde temos várias atividades. Dentre elas: Batismo, 1ª Eucaristia, Casamento, Missas, Catequese, Adoração ao Santíssimo, Círculo Bíblico, Oração do Terço, Oração Carismática, Ministério de Libertação. Além de, recentemente, iniciarmos as atividades em prol do Ano Sacerdotal.



* Para adquirir essas informações preciosas que compõem o histórico, contei com a colaboração de Cátia, integrante do Ministério de Música da Capela São João Maria Vianney e que já participa há alguns anos. Cátia buscou as informações com uma pessoa que acompanhou o início de tudo. Sabendo da necessidade de compartilhar esses esclarecimentos para o blog, ela disponibilizou para que eu pudesse postar aqui. Ficam aqui os meus agradecimentos pela colaboração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário