quarta-feira, 5 de agosto de 2009

BIOGRAFIA DE SÃO JOÃO MARIA VIANNEY

PARTE I

João Maria Batista Vianney, era de origem pobre e humilde, foi o quarto filho de Mateus e Maria Vianney. Nasceu pouco antes de irromper a Revolução Francesa em 08 de Maio de 1786 em uma pequena aldeia, Dardilly, que fica perto de Limonest, a dez quilômetros ao norte de Lyon, na França. Foi batizado no mesmo dia em que nasceu. No batismo recebeu o nome de João, ao qual acrescentou o nome de Maria por especial devoção a Maria Santíssima.

Durante os anos da Revolução Francesa, quando a Igreja da vila foi fechada pela perseguição religiosa, ele continuava a rezar. Para fazer isso, ele aproveitava algum tempo de seu trabalho, de cuidar de animais junto com seus irmãos, para rezar. Ele continuava a rezar, no final do dia, as orações habituais em casa com seus pais. Foi sua mãe Maria Vianney, que o levou a crescer na fé e ser devoto de Maria Santíssima.

Ele gostava de ajudar os pais nas caridades que eles faziam, ajudando os necessitados. Quando jovem, teve complicações com o serviço militar durante o Império Napoleônico, pelo que teve de viver escondido, exposto a graves perigos, cerca de dois anos.
Desde pequeno queria ser padre a todo custo, mas esbarrou em dois obstáculos: pobreza e sobretudo a escassa inteligência.

Em 1813, com vinte anos, ele ingressou no Seminário Santo Irineu, em Lyon. Todos os cursos que devia fazer eram dados em latim. O problema surgiu de imediato: João Maria não entendia nada, e nas provas do primeiro mês tirou notas baixas, que o desclassificaram, mas estas notas não eram definitivas. Insiste em entrar na Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs, mas não é admitido pelas mesmas razões. Por causa disto, ele foi mandado de volta para Ecully, para estudar Teologia com seu amigo, padre Balley. O padre, nesse tempo, o ensinou na língua francesa, língua do Vianney, e no final do curso ele fez as provas em francês, e foi aprovado. Assim, ele foi readmitido no Seminário.
Fonte: http://www.youtube.com/. Pesquisar vídeo ESPECIAL CURA D'ARS I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário